top of page

LINHAS DE PESQUISA

1- História ORAL, IMAGEM, REPRESENTAÇÕES, ARTES e MIDIAS múltiplas.

A História Oral nos proporciona elementos informacionais dificilmente encontrado nos documentos oficiais. O trabalho com História Oral exige conhecimento em Memória e Identidade, pois, não tem como trabalhar com Memória sem conjuntamente realizar leituras sobre Identidade e vice x versa. Outro elemento fundamental nessa linha é o conhecimento do conteúdo do que seja REPRESENTAÇÃO. As novas metodologias da História, com grande destaque para as Artes e as Múltiplas Mídias, tem acrescentado à História, na medida em que tematiza a História utilizando a tecnologia para uma leitura da História em que seus autores sejam muito bem qualificados na Arte do desenho e da Tecnologia da Cognição.
​
​

​

2- DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO: Experiências, Reflexões e Aprendizados.

Estar professor é uma coisa, ser professor é outra coisa completamente diferente. É compromisso com a cidadania. A Didática não tem recebido a devida importância que tem para qualquer curso superior que tenha em seu quadro de alunos aqueles que serão professores ou já estejam exercendo a função de professor. A Prática de Ensino, por sua vez, também não tem conseguido qualificar alunos para a sala de aula. As experiências, aprendizados e reflexões realizadas na Graduação (com exceções), não estão conseguindo fazer do Magistério uma escolha segura e inovadora. A expectativa desse módulo é debater-mos caminhos, que proporcionem ao alunado a firmeza que a sala de aula requer.
​
3- GÊNERO NA ESCOLA: Diálogos necessários na/para a formação docente e discente.
​
A escola brasileira não está preparada para esse importantíssimo tema. O conservadorismo arcaico da grande maioria da população brasileira, mesmo tendo na família um homossexual, bissexual, transexual, ainda é grande e violenta a homofobia e a discriminação às escolhas sexuais, seja de seus próprios familiares, seja daqueles que os usam, maltratam, matam. Urgente se faz que realizemos oficinas para conversar sobre os novos tipos de relacionamentos, famílias e amor afetivo.
​
4- AS REDES: O Manifesto Antropófago – DIGITOFAGIA REMIX. O PÓS – HUMANO.
​
No mundo globalizado a defesa ao Pós-Humano tem crescido a passos bem largos. Redes e satélites, avatares, armagedons tem dominado o imaginário de nossos filhos e alunos. O Manifesto Antropófago – uma digitofagia do Pós-Humano já vem sendo defendida nos laboratórios, particularmente, nas ciências da saúde e da computação. Todavia, sem as Ciências da Cognição –as Ciências Humanas – o passo continua grande. Bebatamos sobre o tema. Será que nossos alunos e professores estão preparados para mais esses novos desafios?
​
5- História ambiental no mundo da globalização
​
O Discurso de defesa dos recursos naturais do planeta são unânimes pelos saberes-poderes; todos tem a questão ambiental como meta importante-e alguns até alertam para o futuro da vida no planeta. Todavia as políticas públicas para o setor são simplistas e sem o cuidado que merece. A linha de pesquisa história ambiental no mundo da globalização tem como objetivo fundante as discussões e soluções quanto ao setor em questão.
​
6- História e Natureza
​
A linha História e Natureza trata das questões que a poluição, o descaso dos governos em gerir um espaço em que sejam tratados elementos como: sustentabilidade, agro economia, tecnologia das paisagens e uma racionalidade tecnológica que não seja excludente; mas sim uma natureza inclusiva e organizada de forma que o espaço seja para todos.

​

  • Facebook Social Icon
bottom of page